Wolf - Rayet

Estrelas Wolf - Rayet são muito massivas e evoluídas ( de 10 a 50 massas solares), e que perdem sua massa rapidamente por meio de ventos solares muito fortes, a velocidades superiores a 2000km/s. Foram descobertas por volta de 1867 por Charles Wolf e George Rayet.
Enquanto o Sol perde 10 elevado
a -14 de massa por ano , a Wolf - Rayet perde 10 elevado -5 massas solares por ano. São bastante quentes entre 25000 e 50000k. Cerca de 150 WR são conhecidas na Via-Láctea.
São classificadas em WN, WC e WO, dependendo de seus espectros. As linhas de emissão das estrelas WN são dominadas pelo H e N, já as estrelas do tipo WC tem as linhas de emissão dominadas pelo C e o He, e as WO pelo O2 assim também como o C e He.
Mais da metade das estrelas Wolf - Rayet conhecidas são membros de sistemas binários, tendo como companheira apenas estrelas do tipo O ( contendo 32M solares; tendo luminosidade de 6.000.000, sendo Sol=1 e tempo de vida de 1 milhão de anos na Sequência Principal,são as mais quentes e luminosas e apresentam as maiores massas) e do tipo B (contendo 16M solarestendo luminosidade de 6000, tempo de vida na SP:10 milhões de anos).
Gamma Velorum a qual é uma estrela bastante visível a quem habita ao sul de 40 graus de latitude norte. Devido a natureza exótica de seu espectro (fortes linhas de emissão, em vez de fracas linhas de absorção) ela é conhecida como GEMA espectral do céu sul.
AB7 é uma das mais quentes estrelas Wolf - Rayets até agora, tendo em sua superfície tremendos 120.000 graus Celsius. A cor azulada numa nebulosa indica He ionizados 1 vez. A cor verde indica o O2 2 vezes ionizado, e a vermelha aos átomos de H. Para emitir radiação o átomo de He é, entre aqueles que precisa de maior temperatura de excitação, o que indica que as áreas azuis são as de maior temperatura.
É a estrela Wolf - Rayet que produz a radiação ultravioleta capaz de ionizar os átomos de He e dar uma cor azulada.

Nenhum comentário: