Aminoácidos Extraterrestres


Há 4,5 milhões de anos, a nuvem que deu origem ao sistema solar foi bombardeada por raios ultravioleta que viajavam em espiral, a chamada radiação circular polarizada. Ao se chocar com aminoácidos existentes pelo caminho, esses raios eliminaram metade deles, justamente os aminoácidos destros. Alguns bilhões de anos depois, as moléculas restantes, que eram canhotas, deram origem aos organismos terrestres. Essa é a teoria para explicar por que os aminoácidos - moléculas carbônicas que constituem os tijolos de todo ser biológico - são voltados para esquerda.

Tudo começou no século XIX, o francês Louis Pasteur (1822-1895) descobriu que algumas moléculas que contém carbono, entre elas o aminoácido, podem ser montados em laboratório de duas formas, como se um fosse a imagem espelhada do outro, ou como suas duas mãos, cujos dedos estão em ordem inversa; em uma o polegar está a esquerda; em outra, a direita.

Mais tarde os cientistas constataram que os aminoácidos encontrados na natureza são sempre canhotos. O estranho é criar aminoácidos destros em laboratório - o que indica que no passado, eles podem ter existido na natureza. Então por que os destros não estão mais aqui?

Aí entra a idéia dos astrônomos chefiados por Jeremy Barley, do observatório anglo-australiano. Eles acharam na nebulosa de Orion um bersário de estrelas há 1500 anos-luz da terra (anos-luz mede 9,5 trilhões de km) aquele tipo de radiação espiralada explicaria porque só existem aminoácidos canhotos no sistema solar. Se o sol e os planetas surgiram de uma nuvem semelhante, uma radiação como essa pode ter se chocado e destruído as moléculas destras que giravam para o lado oposto ao dos raios, e passando livremente pelas canhotas sem alterar sua estrutura.

Assim só restaram os aminoácidos alinhados a esquerda na natureza.

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта principiodaequivalencia.blogspot.com